Nutrição Esportiva - Especial

Postado por: Arestides Porangaba | 01/03/2018

 *Por Fabiana Accioly – Nutricionista Esportiva.

Que prazer contribuir profissionalmente, através da ciência da Nutrição, no enriquecimento de informações do blog Bikeandoalhures criado com muito amor pelo atleta Arestides Porangaba. Pensei em algo especial para apresentar a todos os amantes do ciclismo e resolvi escrever sobre a importância da beterraba no hábito alimentar e principalmente como pré–treino. É certo que o gosto de barro do vegetal limita alguns paladares mais exigentes; mas, confesso que será um benefício enorme para a sua saúde consumir o vegetal mesmo que não seja tão agradável em termos de sabor para o seu paladar. Evidências científicas reforçam que o suco de beterraba é um forte aliado no combate a doenças cardíacas, AVC (Acidente Vascular Cerebral) além de aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Pesquisadores apontam o vegetal como uma promessa para combater a progressão da demência. Cientistas da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, investigaram os efeitos dos nitratos encontrados na beterraba e comprovaram que boas bactérias na boca convertem o nitrato a nitrito e este, por sua vez, ajuda a abrir os vasos sanguíneos do corpo, aumentando o fluxo sanguíneo e de oxigênio especificamente nos lugares onde estão faltando. 

Pensando no exercício físico, o nitrato da beterraba convertido a nitrito é considerado uma ótima estratégia para aumentar a quantidade do gás óxido nítrico nos vasos sanguíneos que irrigam o músculo. Lembrando que o óxido nítrico é um importante dilatador dos vasos sanguíneos e, caso sua quantidade aumente naqueles que levam sangue aos músculos, pode-se esperar melhor oxigenação e, portanto, maior capacidade de desempenhar o exercício. Proporcionando uma menor necessidade energética para produzir calor resultando em uma maior força na pedalada. Um estudo publicado no Journal Applied Fysiology sugere que um copo de 280ml de suco de beterraba tomado cerca de 2 a 3 horas antes do treino é suficiente para ter um aumento no desempenho em torno de 15%. Ah! Não esquecendo que os benefícios surgem com o tempo mínimo de 15 dias de ingestão do vegetal. Os anos passam e as evidências científicas só aumentam em relação ao poder do suco de beterraba como um forte aliado em saúde, qualidade de vida, longevidade e performance.

Simbora pedalar com saúde?

Até a próxima!!

 

Referências e mais informações em:

  • Effects of beetroot juice supplementation on intermitente high-intensity exercise efforts.
  • Journal of the International Society of Sports Nutrition. (2018) 15:2.
  • Effects of Beetroot Juice Supplementation on Cardiorespiratory Endurance in Athletes. A Systematic Review. Nutrients 2017, 9, 43.
  • Beetroot juice and exercise: pharmacodynamic and dose-response relationships. Journal of Applied Fysiology 115: 325–336, 2013.

 

Fabiana Accioly de Lima CRN6 4869

Título de Especialista em Nutrição Esportiva ASBRAN   -  Membro da ABNE, Mestre em Nutrição UFAL

Pós Graduada em Nutrição Ortomolecular e Nutracêutica Clínica com Extensão em Nutrigenômica pelo Instituto Luciana Harfenist – Rio de Janeiro

Harmony Trade Center – Sala 724

Rua Doutor José Afonso de Melo, 118 – Jatiuca – Maceió – AL   -   [email protected]/WhatsApp (82)99138 1857

IG:@fabianaacciolynutriesportiva/FanPage:Fabiana Accioly Nutricionista Esportiva   -   www.fmxsports.com.br

Autor do post

Arestides Porangaba

http://www.bikeandoalhures.com.br

78 anos, Consultor Empresarial em atividade, apaixonado pela Magrela e Criador do Blog Bikeando Alhures.