CIRCUITO INTEGRAÇÃO - Passeio Ciclístico/AL

Postado por: Arestides Porangaba | 07/05/2020

CIRCUITO INTEGRAÇÃO

- Passeio Ciclístico/AL –

Não se tem informações muito confiáveis sobre o início das atividades ciclísticas no Brasil. Sabe-se que em 1895 já aconteciam eventos ciclísticos em São Paulo e, no Velódromo de São Paulo ocorreu a primeira prova ciclística com quase quarenta participantes.

E daí?

Começo este texto com esta informação para chamar a atenção dos leitores sobre como a atividade ciclística vem se desenvolvendo no Brasil nos últimos anos. Os noticiários e a prática diária mostram como esta atividade vem ganhando espaço nas nossas vidas esportivas, independente de classe social, idade e sexo.

Em Alagoas não poderia ser diferente. Os olhos mais atentos devem ter observado que nos últimos dez anos, pelo menos, a atividade ciclística cresceu de maneira espetacular, não somente em Maceió, mas também nas cidades interioranas. Cito como exemplo meu retorno ao ciclismo há cerca de 25 anos: participava de um dos raríssimos grupos de ciclistas existente naquela época, que pedalava isolado pelas noites de Maceió, desbravando suas desertas ruas.

Hoje em dia não se tem conta do número de grupos ciclísticos que tomam conta de Maceió e das demais cidades alagoanas, em praticamente todos os dias da semana. Tal movimento, em vertiginoso crescimento fez, em um determinado momento, surgir o Circuito Integração – Passeio Ciclístico de Alagoas.

Tudo começou por iniciativa dos ciclistas Willian Ricardo de Alcântara e Adeilson Martins da Silva quando, em agosto de 2013, convidaram alguns amigos, também ciclistas, a pedalarem até a cidade de Murici. Dentre estes amigos tinha ciclista de União dos Palmares, São José da Lage e Branquinha. Animados e estimulados outros passeios se seguiram e outros amigos de Boca da Mata e Anadia também foram se chegando, motivados pela novidade e pelo prazer de pedalar em grupo.

Em 2015, após um passeio organizado em Murici com a participação estimada em mais de 500 ciclistas, os idealizadores do movimento tiveram a certeza que seu Projeto estava dando certo e tinha um futuro promissor. Surgia então, com todos os ingredientes do sucesso, o “Projeto Circuito Integração”.

O principal objetivo do Projeto desde seu início, dentre outros, é fomentar a prática da atividade ciclística por todo o Estado de Alagoas. Além de proporcionar enorme prazer ao pedalar, tal iniciativa vem também ao encontro de todas as tendências correntes em relação a atividade ciclística no Brasil.

Considerado atualmente o maior evento ciclístico de Alagoas, o Circuito Integração proporciona aos participantes usufruir de todas as belezas que o ambiente fora da capital proporciona: estradas de terra batida, passagens por florestas virgens, riachos, cachoeiras, campos com plantações diversificadas, planícies e lindas montanhas, por vezes completamente desconhecidas. Da mesma forma não podemos deixar de citar a convivência, por menor tempo que seja, com gente de hábitos simples, a possibilidade que as estradas permitem de visualizar a arquitetura local com casarões, casebres, engenhos e belas e simples igrejas.

Por várias vezes eu já participei e continuo participando dos circuitos e, de todos, sem exceção, saí com ótimas impressões sobre os trajetos traçados, com as organizações dos eventos ciclísticos, apoio aos participantes e a sua segurança, lanches de primeira qualidade, etc.

Vale chamar a atenção para o fato do Projeto Circuito Integração estar sendo utilizado como modelo para outros Estados vizinhos, despertando interesse de ciclistas da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Paraíba. Importante também ressaltar a influência que tal Projeto vem despertando na economia formal e informal, incrementando micro e pequenos negócios relativos a atividade ciclística, com o surgimento de lojas e oficinas mecânicas objetivando atender à crescente demanda de serviços e mercadorias. Em 2019 foi registrado a participação de mais de 9 mil ciclistas nos eventos realizados pelo Projeto.

Seguindo o seu trajeto de sucesso o Projeto está se transformando na Associação Circuito Integração de Ciclismo – ACIC, com um quadro de 36 membros e uma Diretoria constituída pelo Presidente José Waldemir Barbosa (Wal), Vice-Presidente Cícero Alves dos Santos (Cicinho) e Secretária Maria das Graças Pereira (Graça).

Por fim, temos que reconhecer, parabenizar e incentivar os criadores, incentivadores, organizadores e mantenedores do Circuito Integração pela continuidade do Projeto, possibilitando transformar Alagoas em um excelente destino do cicloturismo nacional.

Autor do post

Arestides Porangaba

http://www.bikeandoalhures.com.br

78 anos, Consultor Empresarial em atividade, apaixonado pela Magrela e Criador do Blog Bikeando Alhures.